O ser humano adora adotar posturas polarizadas. Uns preferem a praia, outros a montanha, calor ou frio e assim por diante.
Então, em relação a Web Design, podemos nos permitir a uma reflexão: o Minimalismo x Maximalismo. Apesar de serem conceitos opostos, podem ser estrategicamente utilizadas de forma eficaz nas mais diversas situações.
Minimalismo
O minimalismo é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso mínimo de recursos gráficos para se reproduzir uma idéia ou conceito. Um design de site que adere a uma estética minimalista terá muito espaço em branco e abrangerá páginas da web nítidas e sucintas. Isso se refere a um foco único, pois a interface organizada destaca diretamente o que você está tentando promover, seja um produto, serviço ou apenas o seu negócio em geral. Ainda assim, devido a uma sensação limpa e econômica, o design deve comprometer o conteúdo. Isso pode custar informações e, portanto, embora você possa ter um design de site esteticamente agradável, pode não ser um site informativo para visitar.
Trouxemos como exemplo dois sites minimalistas que remetem muito bem ao conceito apresentado anteriormente. O site da Remotion (www.remotion.io) utiliza um conceito minimalista com animações simples de movimento ao rolar a página, textos diretos e objetivos e contrastes de preto e branco com alguns ícones com as cores da empresa. Já o site da Helft & Pinta ( www.helftpinta.com ) utiliza um tom pastel no site com o texto em preto, quase nenhum texto e uma galeria simples das artes criadas.
Maximalismo
Por outro lado, temos um design de site maximalista. O oposto do acima, cada centímetro de espaço é utilizado e preenchido com uma infinidade de conteúdo, como texto, imagens e vídeo. A ideia aqui é capacitar o visitante do site, dando a ele tudo o que ele precisa (e muito mais). Embora seja uma boa ideia, em teoria, os designs maximalistas de sites sofrem por sobrecarregar seus visitantes com essa abordagem dispersa. No entanto, quando feito corretamente e refinado para ser acessível ao invés de desagradável; Um site maximalista bem projetado pode funcionar excepcionalmente para atrair visitantes e convertê-los em clientes.
Como o nome sugere, o design maximalista de um site pode funcionar bem em situações onde os extremos são desejados e procurados. Sites de esportes radicais, como andar de mountain bike e corridas de monster trucks, podem se adequar bem a esse estilo para transmitir a adrenalina associada à sua indústria. O design maximalista de sites também é popular no Japão, onde muitas empresas usam todo o espaço da página da Web em seus layouts e designs. Isso pode variar de lojas de roupas a gadgets e até produtos de beleza. Trouxemos aqui no post dois exemplos ótimos para ilustrar o conceito de maximalismo apresentado, www.glitche.com e oneandall.io .
Nós da Lion Art Creative Studio podemos dar vida ao site perfeito com que você sempre sonhou. Cada site que criamos e otimizamos para os nossos clientes, é desenvolvido para impulsionar as vendas de seu negócio. Entre em contato hoje mesmo e peça um orçamento sem compromisso para o desenvolvimento de um site responsivo e moderno para a sua empresa!