Como você deve ter notado agora, a internet é parte integrante de nossas vidas. Tanto é verdade que o mundo online se tornou o recurso indispensável para os consumidores se engajarem com as empresas.
Não é nenhuma surpresa, então, que o que você faz com seu site pode ter um impacto enorme em suas vendas e receitas online.
Mas exatamente quanto um site aumenta as vendas? Vamos dar uma olhada.
Online é o lugar certo!
A Internet se tornou um foco de pesquisa para os consumidores. Na verdade, tornou-se tão integral que o consumidor moderno pode gerar algo entre 20-500 toques diferentes antes mesmo de fazer uma compra (dependendo do tipo de produto).
E, também houve um aumento acentuado nessas compras. A penetração do comércio eletrônico nos EUA atingiu novos máximos em 2020, de 21,3%, ante 14,3% em 2018.
Portanto, quando pensamos sobre a questão: “quanto um site aumenta as vendas?” Os números acima sugerem que os sites só se tornarão mais importantes para as empresas no futuro.
Os sites trazem novas oportunidades de vendas
Ter um site se tornou uma obrigação graças às demandas do consumidor moderno. Sem um, é muito difícil construir a confiança de que você precisa para ter um negócio de sucesso.
Mas, isso não significa que seu site está lá simplesmente para ser exibido. Na verdade, ele pode agregar muito valor – mesmo acima e além das técnicas de venda mais testadas e comprovadas, como cold-calling, outbound marketing e assim por diante.
Na verdade, um site é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as vendas. Para entender o porquê, considere que você pode:
- Alcance mais clientes em potencial. Uma empresa sempre será limitada pelo número de clientes em potencial a que tem acesso. Se você operar apenas localmente a partir de um local físico, o pool de clientes será restrito. Um site, por outro lado, pode conectar você a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet, em todo o país e fora dela.
- Fornece vendas e suporte 24 horas nos sete dias da semana. Os métodos tradicionais de venda e suporte são limitados pelo horário de funcionamento. Com um site, no entanto, você pode fornecer acesso 24 horas por dia aos seus clientes. Se eles tiverem uma necessidade repentina de comprar um de seus produtos às três da manhã, nada os impedirá. Perguntas frequentes e help-centers também podem ajudar os clientes a responder a uma série de perguntas diferentes sem o trabalho extra de ligar para o suporte, aguardar em espera e assim por diante. Um site está sempre disponível para atender seus clientes quando eles precisam.
- Crie um centro de informações. Onde os clientes em potencial podem encontrar mais informações sobre sua empresa? Um site é o ponto de contato ideal. O marketing digital, por exemplo, muitas vezes direciona os consumidores ao site de uma empresa para que eles possam saber mais sobre uma determinada marca, produto ou oferta. Mas mesmo com o outbound marketing mais tradicional – tv, rádio, revistas e similares – os consumidores provavelmente procurarão a marca online se ela despertar seu interesse. Se você não tiver um site, eles não terão para onde ir e você perderá uma oportunidade importante de envolvê-los ainda mais.
- Aumente as vendas na loja. Ter um site não apenas ajuda a aumentar as vendas online, mas também cria mais vendas offline. Na verdade, pesquisar online e comprar offline (e vice-versa) é responsável por mais de 80% das vendas da maioria dos produtos. Portanto, adicionar um site à mistura cria um estágio vital na jornada do cliente que simplesmente não está disponível nas abordagens mais tradicionais.
- Ofereça uma variedade de engajamentos. Um site oferece a oportunidade de mostrar quem e o que você é como empresa de uma forma muito mais multifacetada. Existe a oportunidade de usar a funcionalidade interativa e multimídia, por exemplo. Qualquer conteúdo que você produz torna-se particularmente eficaz na criação de engajamento quando oferece valor real para o consumidor. Isso ajuda a construir fidelidade e, eventualmente, aumentar as vendas.
No final do dia, um site oferece a você outro canal de vendas sempre ativo, que aumenta enormemente suas oportunidades de gerar receita e leads. No entanto, o simples fato de você ter criado um site não é garantia de sucesso. Devemos sempre tomar cuidado com outros pontos como qualidade do website, qualidade e frequência de conteúdos fornecidos, SEO, anúncios e etc.
SEO é a chave
Uma das maiores considerações quando se trata de um website é o SEO (search engine optimization). Os motores de busca classificam os sites com base na relevância e outros critérios. É por isso que, quando você digita termos de pesquisa no Google (ou qualquer que seja o seu mecanismo de pesquisa de escolha), os resultados retornados refletem o que você está procurando.
Portanto, pense no SEO como uma forma de sinalizar seus serviços, o que você faz ou vende. Isso pode ser feito por meio do uso de palavras-chave, links e conteúdo, entre outras coisas. Por meio de um SEO cuidadoso e estratégico do seu site, você pode melhorar suas chances de atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.
O uso adequado de SEO é essencial se você deseja estabelecer seu site e aumentar o tráfego online.
Existem duas partes componentes para SEO:
- Qualidade do tráfego. Os visitantes que você recebe devem procurar genuinamente os produtos e serviços que você oferece. Se alguém que está procurando pela revista Veja chega a um site sobre a natureza metafísica do tempo, isso é uma perda de tempo para o visitante e para o site.
- Quantidade de tráfego. Incentivar o maior número possível de pessoas interessadas a clicar em seu site aumentará o tráfego e as vendas por meio de maior relevância.
O SEO é especialmente importante porque, ao contrário dos anúncios – que constituem uma proporção significativa dos resultados de pesquisa – o tráfego orgânico custa o mesmo, quer você tenha dez ou dez milhões de visitantes.
Vale a pena contar com a ajuda de um profissional de SEO, para que você não perca tráfego relevante.
Não se esqueça do Web Design
Um site que envolve os visitantes com um excelente design é um grande trunfo. Até porque os visitantes usam seu site como um barômetro para saber se você é confiável – na verdade, impressionantes 75% das opiniões sobre a credibilidade do site vêm do design da web.
Portanto, se o seu site estiver desatualizado ou ultrapassado, os visitantes não confiarão em você e simplesmente irão pular. E eles vão acabar no site de um concorrente.
Por outro lado, um ótimo web design mantém os visitantes envolvidos. Nesse caso, pelo menos, a aparência realmente importa – 38% das pessoas param de se envolver com um site se ele não for atraente. E não apenas bons visuais atraem visitantes, mas um site cuidadosamente projetado é funcional e fácil de usar. Portanto, renovar seu site para parecer mais limpo e moderno tem o poder de realmente melhorar sua credibilidade, atrair mais visitantes e aumentar as vendas online.
Nós temos inúmeros casos de sucesso de clientes que refizeram o Design de seus Websites e aumentaram consideravelmente a autoridade da empresa online. Faça o mesmo para a sua empresa e veja o poder dessa ferramenta maravilhosa em ação!
Então, quanto um site aumenta as vendas?
Como vimos, os sites são muito necessários para uma empresa moderna e podem até aumentar as vendas e a receita. Mas quanto exatamente?
Bem, a resposta é: o quanto você quiser! E isso porque tudo se resume ao esforço e às táticas que você emprega para o seu site.
E se você está achando que acabamos por aqui, você está enganado! A seguir vamos abordar 6 maneiras de você aumentar as vendas usando o seu site, confira!
6 maneiras de aumentar as vendas do site
Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras mais importantes de obter o melhor de seu site, melhorar suas taxas de conversão e aumentar as vendas online.
1. Otimize para celular
Os dispositivos móveis estão se tornando uma forma cada vez mais popular de acessar a Internet. Quase 60% de todas as pesquisas online são agora realizadas em um dispositivo móvel e, em 2025, quase 73% dos usuários da Internet acessarão a Internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis. Figuras como essa simplesmente não podem ser ignoradas.
É fundamental otimizar o tráfego móvel e ter um design compatível com dispositivos móveis. Esteja particularmente ciente do impacto do tamanho da tela em dispositivos móveis. Isso pode tornar a navegação e o preenchimento de formulários bastante complicados e pode tornar as imagens muito pequenas, arruinando a experiência. Sites responsivos exigem imagens e formulários de carregamento rápido que também são bonitos de se ver.
2.Melhorar a jornada do cliente no local
A chave aqui é tornar as coisas o mais perfeitas possível para seus visitantes. Isso pode ser tão simples quanto garantir que as páginas de destino estejam alinhadas com o conteúdo de marketing. Manter a consistência em seu site, em geral, é importante, pois ajuda a criar uma boa experiência do usuário. Provavelmente, a consideração mais importante, porém, é o processo de checkout. Quase 70% dos carrinhos são abandonados, portanto, isso representa uma grande oportunidade de aumentar as vendas de comércio eletrônico.
Certifique-se de evitar barreiras desnecessárias, como colocar muitas etapas na jornada de compra, adicionar muitos campos aos formulários ou não ser transparente o suficiente nos custos de envio antecipados. Em geral, siga o velho ditado: mantenha a simplicidade.
3.Crie confiança com depoimentos e estudos de caso
Falamos anteriormente sobre o valor do design de um site na criação de confiança, mas outra maneira fantástica de fazer isso é alavancando a prova social – um fenômeno psicológico no qual as pessoas têm a tendência de seguir as ações dos outros.
O aproveitamento da prova social envolve dizer aos visitantes o que outros clientes pensam e sentem sobre você como marca. Os estudos de caso são particularmente úteis em um ambiente B2B, e incorporar feedback diretamente de clientes satisfeitos ou por meio da reutilização de vídeos de depoimentos e avaliações de citações e classificações de sites pode ser muito poderoso.
Você pode até mesmo fazer uma pesquisa com seus clientes para ver o que eles pensam de você e, em seguida, compartilhar os resultados em seu site. Dessa forma, você pode escolher as perguntas que faz e, portanto, os dados que pode apresentar a clientes em potencial, permitindo que você reúna os insights mais úteis.
4. Ofereça melhor suporte
Uma das maneiras pelas quais você pode facilmente perder vendas é o não fornecimento de suporte a visitantes confusos ou com dúvidas. Ter a capacidade de fornecer informações e garantias para remover qualquer incerteza é crucial. Sem esse suporte, os clientes em potencial poderiam se tornar apenas mais uma estatística de taxa de rejeição.
Forneça aos visitantes acesso rápido e fácil às respostas às perguntas mais comuns, adicionando uma base de conhecimento ou, no mínimo, uma seção de FAQ. Os chatbots também podem ser usados para oferecer um tipo de serviço semelhante, mas de uma forma mais interativa e envolvente.
É bom lembrar a importância de um toque humano, porém, e adicionar uma dimensão extra ao suporte humano que você fornece por meio do chat ao vivo pode realmente ajudar a personalizar a experiência do cliente. O acesso ao chat ao vivo durante o processo de compra pode ser a diferença entre um cliente comprar ou sair frustrado.
5. Baseie-se na intenção
Depois que um visitante demonstrar interesse em você, vindo e se envolvendo com seu site, não o deixe escapar. Isso pode ser uma perda potencial de venda.
Existem várias maneiras de manter os clientes em potencial interessados. É uma prática bastante comum usar ofertas pop-up e frases de chamariz quando os visitantes estão no site, mas tenha cuidado para não sobrecarregar os visitantes com muitas coisas e adiá-los completamente.
Reenviar mensagens também é uma boa opção. Se um visitante assinar seu boletim informativo, por exemplo, certifique-se de enviar ofertas relevantes no futuro. Os e-mails de abandono de carrinho, em particular, são muito eficazes, apresentando uma impressionante taxa de conversão de 18,64%.
6. Crie urgência
Depois que os visitantes acessam seu site, criar um senso de urgência ajudará a persuadi-los a comprar.
Existem algumas opções que você pode escolher. Uma é optar pela abordagem de escassez, adicionando funcionalidade que fala sobre “apenas o número X restante” de certos produtos. Os visitantes, instintivamente, não vão querer perder. Outra rota é usar cronômetros de contagem regressiva nas ofertas, que demonstraram criar um aumento de 8,6% nas conversões.
E lembre-se: é tudo sobre o cliente
Pode ser o seu site, mas está lá para seus clientes. Não importa quais medidas específicas você tome, sempre tenha em mente o impacto sobre o cliente. É muito fácil se envolver na criação de um site que você acha legal, mas acaba sendo um pesadelo de navegar e usar.
Coloque-se no lugar do seu cliente e pergunte: “Isso está tornando minha vida mais fácil?”. Essa é a maneira mais certa de tirar o máximo proveito do seu site e aumentar as vendas da sua empresa.
Estamos a sua disposição para melhorar o design de seu site ou até para ajudar a melhorar a experiência de seus visitantes. Peça já um orçamento grátis para o seu projeto e aumente já suas vendas online!